A Comissão Permanente de Documentação e Memória do Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou, na última terça-feira (4), a Revista do TST (volume 87, nº 1, jan/mar 2021). A edição é especial, em celebração aos 80 anos da Justiça do Trabalho. A publicação faz parte do cronograma de ações comemorativas e reúne artigos que tratam dos percursos e dos feitos do Judiciário trabalhista nesse período.
“Nesses 80 anos de percurso, a Justiça do Trabalho cumpriu papel fundamental na construção de justiça social, pacificando conflitos e garantindo segurança jurídica às relações de trabalho”, declarou a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, no texto de apresentação da revista. “É com muita alegria e orgulho que prefacio esta obra, que muito contribui para a construção da memória da Justiça do Trabalho, enfatizando seus feitos nos últimos 80 anos de existência, para a consolidação da justiça social e da segurança jurídica em nosso país”, celebrou.
Até 2020, as versões eletrônicas da Revista do TST eram disponibilizadas ao público apenas 12 meses após a publicação do respectivo formato impresso. Contudo, a partir desta edição comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho, a versão eletrônica passa a ser de acesso público, aberto e gratuito.
A novidade decorre do aperfeiçoamento do modelo de gestão da comunicação científica na área justrabalhista, cuja finalidade é proporcionar ao público amplo e imediato acesso a artigos científicos com qualidade reconhecida. Para mais informações, acesse a página da Revista do TST.
O volume 87, nº 2, relativo ao segundo trimestre de 2021, também conterá artigos inéditos e originais sobre a história dos 80 anos da Justiça do Trabalho ou temas de Direito do Trabalho e campos correlatos de conhecimento. Os interessados submeteram artigos para seleção até o dia 28 de abril, conforme estabelecido no Edital 2/2021.
voltar